-
Arquitetos: 0E1 Arquitetos
- Área: 80 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Sabrina Gabana
-
Fabricantes: AutoDesk, Bang Impressões, Beaulieu, Blindex, Brilia, CoWork Móveis Corporativos, Deca, Elevato, Eliane, F.Way, Frisokar, Gerdau, JI Emoções, KWA Iluminação, Masisa, Max Design, Operis, Persianas Persol, Placo, Santa Luzia, +7
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto para o escritório de uma seguradora em Porto Alegre tinha três principais desafios: um orçamento limitado; um período exíguo para a realização da obra; e a necessidade de acomodar em uma planta compacta uma série de funções com diferentes necessidades de privacidade. Seguindo um padrão convencional de distribuição, as áreas fechadas destinadas aos sanitários agrupam as funções de serviço que, além dos sanitários, incluem uma pequena copa.
Um corredor com visibilidade permeável proporciona a justa medida entre isolamento e integração, reservando dois assentos para visitantes ocasionais. A escolha do vidro translúcido como material de divisão assegura a coexistência entre o inevitável corredor e a generosa iluminação de uma sala de esquina em um edifício totalmente envidraçado e sem vizinhos. Do lado oposto, doze estações de trabalho. Na extremidade da planta, funções mais privativas, uma sala de reuniões para 6 pessoas e a sala do diretor da agência.
A claridade do espaço e a transparência do vidro nortearam a escolha dos demais materiais e mobiliário, de modo que tudo corroborasse com a ideia de leveza e transparência, bem-vinda em um ambiente cuja atividade principal é assegurar o patrimônio de seus clientes. Um exemplo desse cuidado é a escolha dos vergalhões que sustentam a estante: esbeltos e mimetizando as cores do piso e do mobiliário, integram-se ao projeto de modo que sua presença quase passa despercebida. Nas mesas de trabalho, painéis translúcidos isolam as estações mas não inibem o contato. Transparência / Opacidade, Privacidade / Integração são os binômios que orientam a construção do projeto.